Jolt: Fúria Fatal
15 de outubro de 2021Trilogia de sucesso: Rua do Medo
21 de outubro de 2021
Velozes e Furiosos 9 carrega consigo um logotipo da sua produtora Universal Pictures bem anos 80 e por conta disso já podemos imaginar o tempo em que as cenas serão retratadas: 1989 e os tempos atuais. E para diferenciar dos filmes anteriores, Justin Lin faz uso de estética bastante autoral, mas com sequências agitadas, improváveis e repletas de ação, mesclando com momentos em família, tensão, cenas insanas, além do retorno de todos os personagens queridos da saga.

Cipler (Charlize Theron), Otto (Thrue Ersted Rasmussen), Jakob (John Cena) são colocados por Sr. Nobody (Kurt Russel) em um missão a nível de perigo mundial enquanto Dom e Letty estão seguindo com uma vida pacata ao lado de seu filho Brian.
Um destaque positivo para a franquia é a presença marcante de personagens femininas que ganham mais espaço em F9. Cipler, sendo vilã de F8, a ciberterrorista que anteriormente chantageou Dom para obter ogivas nucleares, que agora está presa, mas isso não a faz descer do salto. Charlize Theron, como sempre, se entrega em seus personagens e se apresenta com louvor a trama, cuja trajetória de persuasão abusa de referências cinematográficas e históricas. Porém ela não é a única que brilha em Velozes e Furiosos 9. Michelle Rodriguez conseguiu ótimas cenas de ação e Dame Helen Mirren também ganha seu espaço enquanto se diverte atrás de um volante mandando vender nas ruas de Londres, com cenas épicas. Leysa (Cardi B) e Elle (Anna Sawai) também possuem momentos Girl Power e salvadoras da pátria no filme.

Possuindo um equilíbrio “financeiro”. Velozes e Furiosos esbanjam muito em algumas cenas complexas de ação, onde acabam destruindo centenas de carros e economizaram em cenas que a resolução poderia ser mais elaborada, ou que poderiam deixar mais implícito para o espectador. Porém Velozes e Furiosos é um grande clássico que não se deixa abater, rindo de suas próprias piadas e um exemplo disso é os personagens Tyrese Gibson e Roman, cujas tiradas espirituosas deixam claro o absurdo de tudo isso; como a corrida em campo minado, imãs em carros ou até mesmo aquela cena em que eles vão para o espaço – literalmente – com os foguetes presos aos carros.
Agora, para assistir Velozes e Furiosos, você precisa ter uma coisa em mente, assim como Marvel com seus super-heróis, a franquia de Dom Toretto também nos oferece um mundo de fantasias. E para deixar isso ainda mais claro, é quando se nota que a gravidade é apenas um detalhe para eles ou também quando os personagens saem de um campo minado, de uma briga sem nenhum arranhão ou com a roupa empoeirada. Porém isso deixa o filme ainda mais emocionante, sem dúvidas.

Sinopse:
Dominic Toretto (Vin Diesel) sempre viveu a toda velocidade. Após a perda do melhor amigo e a descoberta do filho, ele reduz o ritmo de vida, ao lado de Letty (Michelle Rodriguez). Mas não é fácil viver o presente quando o passado acelera em sua direção. E é o que acontece quando Dom reencontra seu irmão Jacob Toretto (John Cena), que é estimulado por Cypher (Charlize Theron) e Magdalene Shaw (Helen Mirren) a executar um plano de vingança. É hora de Dom reunir a irmã Mia (Jordana Brewster) e a família de fiéis amigos, como Roman (Tyrese Gibson), Tej (Ludacris) e Han (Sung Kang). Do mesmo diretor de Velozes & Furiosos 6 (2013) e Velozes & Furiosos 5 (2011) e Velozes & Furiosos 4 (2009).